17
06
17 de junho de 2019
A Cooperval tem como um de seus principais valores “preocupações e atitudes para melhorar o meio ambiente”, e como lema “ Preservar a natureza é preservar a vida”, e desde a sua fundação vem promovendo ações diariamente para proteger , recuperar e conservar o meio ambiente da nossa região, como coleta seletiva, programas de proteção das matas ciliares, recolhimento e destinação correta por empresa especializada do lixo hospitalar gerado no ambulatório da Usina, reaproveitamento de efluentes e resíduos sólidos gerados e utilizados como biofertilizante agrícola na produção, e planejamento da colheita mecanizada visando evitar ou reduzir o processo de queima dos canaviais.
Possui atualmente um departamento de Meio Ambiente, onde pessoas qualificadas e comprometidas com a causa ambiental, promovem estudos e realizam projetos que visam adequar nossa produção de etanol e açúcar com a preservação e proteção do rio Cambará, e da fauna e flora da região, evitando qualquer impacto negativo ao meio ambiente tanto na usina quanto nas propriedades rurais envolvidas em nossa atividade.
Um ponto importante a se destacar é que no dia 28 de setembro de 2006, a Cooperval em parceira com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) fez a “Adoção do Rio Cambará”, através da assinatura de um convênio junto aquele órgão, onde a Cooperativa fica responsável pela proteção, preservação e recuperação da mata nativa do rio, em uma área de abrangência de 48 km de extensão. Até o momento já foram plantadas mais de 200.000 mudas de árvores nativas.
Vale destacar também nossa participação na reurbanização das cidades de Marumbi e Bom Sucesso, através da doação e plantio de mudas de árvores. Já foram plantadas mais de 10.000 mudas em cada um dos municípios.
Seguindo a tradição e em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” , comemorado no último dia 05 de junho, neste ano de 2019, a Cooperval, em parceria com a UFPR - Campus Avançado Jandaia do Sul e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), organizou e realizou, sua 13ª Semana do Meio Ambiente, no período de 03 a 07 de junho de 2019.
Durante a semana foram realizadas diversas atividades voltadas ao tema do Meio Ambiente, com uma extensa programação que incluiu oficinas de educação ambiental, produção de sabão, feira de troca de livros, jardim vertical nas escolas, reciclagem e também ações educativas envolvendo estudantes do ensino fundamental da rede pública dos municípios de Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi e Cambira, e o grupo da terceira idade da FlorArt Vida, dentre outros.
A programação também incluiu a já tradicional Feira de Troca Solidária, a oficina de produção de sabão a partir de óleo vegetal usado, distribuição de mudas de árvores frutíferas e ações de educação ambiental na Feira do Produtor (neste evento tivemos a parceria da Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul), intervenção no restaurante universitário com relação ao desperdício de alimentos, a confecção e exposição de uma maquete de um aterro sanitário, a implantação de dispensários para pilhas e baterias usadas nos corredores dos prédios da UFPR, a reforma de um coletor para recicláveis no estacionamento do Campus e a instalação de um novo coletor de recicláveis no hall da biblioteca da universidade, além de inúmeras mensagens visuais de conscientização ambiental amplamente veiculadas nas redes sociais dos estudantes e do campus.
A abertura oficial do evento foi realizada na quarta-feira dia 05/06/2019, nas dependências da UFPR/Fafijan, e contou com a presença de alunos da UFPR, representantes da Cooperval, do IAP , autoridades, bem como do Diretor e corpo docente da UFPR – Campus Jandaia.
A organização e realização das atividades desenvolvidas ficaram por conta da equipe ambiental da Cooperval e dos professores da UFPR , com o apoio e participação ativa dos estudantes da UFPR dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Exatas e Computação.
Encerrando as atividades da semana, ainda realizamos na cidade de Borrazópolis, em parceria com o Rotary e com a participação dos alunos da APAE daquele município, o plantio de diversas mudas nativas. Em Bom Sucesso, em parceria com os escoteiros e a Prefeitura Municipal daquele município, plantamos mudas de flores na calçada ao redor do Cemitério Municipal e no centro da cidade.